domingo, 19 de julho de 2009

Como se consome Goji Berries?

Talvez pelo Goji ainda ser desconhecido no Brasil, algumas pessoas têm dúvidas sobre como consumi-lo. O Goji chega até nós como uma fruta seca, visto que na condição de fruta fresca é muito sensível. Sabe-se que se for tocado pela mão humana diretamente, ele escurece e perde suas propriedades.

Então, recebemos o Goji em nossa casa como uma espécie de uva-passa.

Podemos consumi-lo diretamente, mastigando-se punhados das pequenas frutinhas secas. A quantidade recomendada de consumo diário costuma ser uma mão cheia, ou cerca de 40 ou 50 gramas.

Nos Estados Unidos a forma mais comum de consumo é do suco. Porém, o suco é feito com a fruta fresca. Acredita-se que o consumo do suco não seja tão benéfico quanto as empresas tentam convencer os consumidores. Há quem defenda ser mais confiável o consumo do fruto seco, a coisa real.

Na China, país de origem do Goji, costuma-se consumi-lo na forma de chá, fervendo-se um punhado de Goji seco em água filtrada. Ou ainda, os chineses fazem uma sopa muito parecida com nossa canja de galinha, sendo que, no lugar da cenoura picada de nossa canja, eles usam Goji Berries secos.

Os chineses estranham quando dizemos que consumimos o goji seco como petisco. Talvez soe como se alguém nos dissesse que come feijão cru.

No entanto, é como o Goji é consumido no mundo inteiro: Estados Unidos e países da Europa: Mastigando-se o fruto seco, como uvas-passas.

Os chineses podem até estranhar, mas a verdade é que é uma delícia e faz bem!